Organizar e administrar

sua empresa e sua vida precisam disso!

Como age um bom administrador?

Publicado por Bruno em outubro 26, 2009

Um bom administrador resolve diariamente todos os problemas que aparecem em seu setor, ou em sua empresa.

Levante a mão quem concorda…

Se você levantou a mão, sinto muito, mas você está equivocado. Leia esta história:

Numa empresa de porte médio, havia diversos setores. Como em toda empresa, sempre há uma certa competição interna, por cargos, salários, benefícios e por aí afora.

O setor de vendas era gerenciado por Onofre. Estavam sob suas ordens diretas quinze vendedores.

Havia um funcionário de outro setor, chamado Altamiro, que almejava a posição de Onofre, achava que tinha talento e seria mais competente que Onofre.

Até aí, nada de mais. O problema é que Altamiro não sabia esperar ou mesmo procurar corretamente sua oportunidade. Queria era tomar o lugar do outro de qualquer maneira.

Passou então a observar o setor de vendas, vigiando as atividades e os passos de Onofre. Em pouco tempo, reparou que Onofre raramente se encontrava no setor às tardes. Saía para almoçar e só voltava no final do expediente. Às vezes nem voltava.

Investigando um pouco mais, o ambicioso bisbilhoteiro descobriu que Onofre utilizava suas tardes para atividades extra-empresa. Visitava amigos de empresas próximas, ia ao cinema, ao shopping… coisas assim.

Ra-ráá! Ali estava a oportunidade do desonesto Altamiro. E ele não perdeu tempo. Foi conversar com o dono da empresa, Marcos. O diálogo foi mais ou menos este:

- Marcos, você sabia que o Onofre nunca está em seu setor às tardes? – Altamiro começou “de leve”.

- É claro que eu sabia – respondeu Marcos, para surpresa de Altamiro.

- Ah, sim – Altamiro ficou meio sem jeito, mas continuou – mas você sabe onde ele vai?

- Mais ou menos – respondeu calmamente Marcos – ao cinema, shopping, essas coisas.

- Você não acha – insistiu o já desconcertado fuxiqueiro – que isto é errado? Ele não deveria estar em seu setor trabalhando, resolvendo os problemas…?

Marcos então – já sabedor da intenção do pobre infeliz – colocou a mão no ombro de Altamiro e disse:

- Meu querido, Onofre é o melhor gerente de vendas que esta empresa já teve, em seus catorze anos de existência. Ele simplesmente triplicou as vendas, desde que assumiu o cargo. Ele conseguiu os melhores vendedores para a empresa, aumentou em muito a nossa carteira de clientes. Enquanto ele mantiver as vendas neste patamar, por mim ele pode passar suas tardes onde bem desejar!

Moral da história: um bom administrador, não é um “resolvedor de problemas”. É o que faz com que não haja problemas! Ele é a solução!

No caso acima, Onofre simboliza o tipo de gerente que faz exatamente o que um gerente deve fazer: nada. Se você gerencia corretamente, faz com que seus subordinados executem o trabalho, através dos planos, métodos e sistemas de trabalho criados por você. Caso haja uma montanha de problemas, você não está fazendo seu trabalho direito. Gerente que trabalha feito louco o dia todo, não está gerenciando. Está fazendo o trabalho de seus subordinados.

É claro que se você tem – como muitos – a empresa do “eu sozinho”, não há subordinados a serem comandados. Mas continua valendo o conceito. Você deve ser o gerente num momento e o funcionário em outro!

Tenha sempre em mente que seus funcionários não podem ser tratados da mesma maneira. Imagine se o dono da empresa acima fosse exigir que Onofre permanecesse em seu setor todas as tardes. Ele simplesmente arriscaria a perda do melhor gerente de toda a história da empresa!!!

Muitos pensariam que aquele gerente (Onofre) estaria dando mau exemplo aos outros. Ora, é claro que não. Ele simplesmente havia conquistado aquelas tardes de relax com seu trabalho, sua competência! Os outros que fizessem o mesmo. Se, por exemplo um outro gerente, não tão competente como Onofre resolvesse fazer a mesma coisa, seria muito simples resolver a questão. Bastaria solicitar-lhe as metas que deveria atingir para ter aquele privilégio! Sim, mas e se ele conseguisse? Tardes livres pra ele também! Se o cara te rende mais trabalhando meio período, que problema tem você????

Ah, sim… e o Altamiro? Quem acha que ele deve ser mandado embora levante a mão…

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: